segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Finde com Valesca: funk & samba. E nós juntas no carnaval 2012!

No sábado, a Valesca me ligou pra dizer que estava em SãoPaulo e combinamos de nos encontrarmos. Eu tinha duas opções para vê-la: funk ou samba. Escolhi ambas.

Às 1h30 da madrugada de domingo, eu e o João fomos ao Clube A para conferir o show da Gaiola das Popozudas. Quando a Valesca e as meninas chegaram, fui falar com elas no camarim. A Vá disse que não conseguiria me dar muita atenção porque logo após o show, teria de partir para o próximo que seria em São José dos Campos.

Eu e o João ficamos em um lugar privilegiado, posso dizer que na área Vip do palco. Foi a primeira vez que fui a um show de funk e me surpreendi. E não digo isso por conta de ter ido ao de uma amiga.

A Vá mudou meu conceito quanto ao mundo do funk. Se antes eu não fazia muita questão de ouvir este estilo de som, com ela comecei a ter interesse pra conhecer melhor sobre este mundinho e principalmente a respeitá-lo. Até mesmo por ser DJ, preciso conhecer bem sobre cada estilo musical, mesmo tendo um foco e preferência.

Ela tem muita presença de palco e carisma para deixar a galera na pista, que estava lotada, pirar durante o show. Foi muito bom ter visto o carinho e o respeito que as pessoas tem por ela!




Quando ela parou de cantar num momento e virou-se para mim dizendo: "Posso contar com a sua participação especial na próxima música?", mesmo envergonhada, não pude dizer não. E fui ao lado dela, para cantar e dançar a música com a famosa frase do filme: "Hoje eu não vou dar...".

Depois do show, combinamos que eu iria ao hotel às 18hs, pois com privacidade poderíamos conversar à vontade até às 20hs quando teríamos de ir ao ensaio da Águia de Ouro...

Enquanto ela se preparava para o ensaio, ficamos colocando os assuntos em dia. Falamos sobre planos, comentamos sobre alguns momentos que vivemos na Fazenda, etc. O Clóvis chegou quando eram quase 20hs e pouco tempo depois, o João também chegou. Ficamos todos no quarto até ela terminar os últimos detalhes para então seguirmos à quadra da escola de samba.

Chegamos às 21hs e pouco. Tinha bastante gente. E assim como aconteceu com o show, também foi minha primeira vez em uma quadra. Meu contato com o carnaval sempre foi muito distante, não sei sambar e nunca tive interesse em aprender. Não tenho paciência para assistir os desfiles na TV e nunca fui vê-los "ao vivo e à cores". Minha única oportunidade, foi no carnaval deste ano, quando fui convidada por uma marca de cerveja para marcar presença vip, mas como estava a todo vapor com os preparativos pré-filme, na data não pude ir ao Rio de Janeiro.

Mas, quando é para acontecer... Acontece!!

Assim que chegamos na quadra, fui muito bem recebida por todos. A Vá segurou na minha mão e me levou até o meio do pessoal, a esperei dar um beijo na bandeira da escola e me levaram até um espaço privilegiado da quadra. O João e o Clóvis foram atrás de mim.

E ficamos ali, observando tudo: a Vá sambando no centro com outras meninas e a bateria bastante animada. Prestei atenção no enredo e em pouco tempo, estava cantando com todos. A energia é muito boa, dá para sentir o quanto aquele momento é especial para todos os envolvidos, os que trabalham o ano inteiro por amor à escola e ao carnaval. A dedicação é absurda. É muito bonito de se ver.

Por mais de uma vez, a Vá foi me chamar para ir sambar com ela no centro, mas eu dizia que por não saber nem por onde começar, não poderia ir. Neguei três vezes, até que decidi ir quando ela segurou forte no meu braço e me puxou. Tentei sambar do meu jeitinho, rs, mas não estava me importando se estava pagando mico, quis curtir aquele momento.

O que chamou minha atenção foi o carinho em especial das crianças. Duas meninas muito fofas, ficaram perto de mim a maior parte do tempo, sorriam e iam me abraçar. Na primeira vez, me agachei para conseguir conversar com elas, pois eram tão pequenas que não batiam nem na minha cintura. Uma delas me disse: "Eu e ela te assistimos na Fazenda!". Agradeci e perguntei a idade delas, ela abriu uma mão inteira, logo concluí que tinham apenas 5 anos.
Além delas, várias outras crianças foram falar comigo e tirar foto. E foram tantas que o João comentou brincando: "Hoje você está a rainha dos baixinhos!".

Quando houve uma pausa no ensaio do enredo, o carnavalesco Cláudio Cebola, começou a agradecer em um microfone a presença de todos, até que citou o meu nome! Para mim, foi uma enorme surpresa e acho que não merecia tal agradecimento quando estava ali para curtir e acompanhar a Vá.

Um pouco tempo depois, minha pressão desabou. Minha visão ficou embaçada, senti um lance estranho na região do coração e comecei a tremer. Por sorte, o João estava do meu lado e o avisei, ele segurou minhas mãos e disse: "Você está gelada, Quel!". Por pouco não desmaiei, o abracei pensando que pelo menos não cairia no chão quando isto acontecesse.
O Cebola foi até onde estávamos e o João o avisou sobre a queda da minha pressão e perguntou se não tinha como ele arrumar um pouco de sal para mim. Daí ele disse para irmos até um lugar mais fresco, onde era possível eu sentar em alguma cadeira. O João me levou até lá e em pouco tempo o Cebola gentilmente me levou um pacote de batata frita e uma garrafa de água.

Estava me sentindo muito fraca, eu não tinha almoçado, pois tomamos café-da-manhã bem tarde. E ansiosa com o jogo ( TIMÃO, EÔ! ) não comi nada antes de ir para o hotel. E não estava bêbada porque tinha bebido apenas uma lata de cerveja.

Fiquei sentada, comendo as batatas e melhorei aos poucos. O João mediu minha pulsação e de fato estava bem baixa. A Vá foi até lá para saber como que eu estava, a deixei preocupada. Queria ir embora, mas a pedido dela, resolvi ficar mais um pouco.

O ensaio neste momento, já tinha acabado, a bateria inclusive já tinha ido embora. Quando me recuperei e estava melhor, fui onde a Vá estava com o pessoal da organização para me despedir de todos.

E então surgiu um convite mega especial! Com todo o carinho que me receberam desde o início,  não pude negar! A Vá ficou feliz por eu ter aceitado e seremos colegas mais uma vez! Da roça à avenida, juntas! Ela como Rainha da bateria e eu...

Bom, não posso detalhar muito sobre este convite que partiu do Cebola, mas posso adiantar que serei destaque da Águia de Ouro! E vou me dedicar muito!! Será mais um grande desafio!

Quando estávamos já voltando para casa, o João me deu muita força, disse que preciso aproveitar mesmo estes momentos e que posso contar com o apoio dele!

E quem diria... Para quem queria apenas ter a oportunidade de prestigiar uma amiga e ver de perto o desfile na avenida no próximo carnaval, estarei também ali na avenida!