sexta-feira, 18 de novembro de 2011

E-mail

Recebo muitos e-mails com desabafos curtos ou gigantes. Gosto de ler com carinho e atenção cada um, e como resposta, opinar com o meu ponto de vista. Nem sempre posso estar certa, mas já que me dão liberdade para dar uma opinião, nunca deixo de responder, embora possa demorar bastante para fazer isto. É comum me pegar emocionada ao ler algum e-mail, pois na maioria das vezes, são desabafos profundos e envolventes. Acho o máximo que as pessoas confiam em mim e no meio dos desabafos, é comum revelarem segredos pessoais. Frequentemente me deparo com a frase: "Nunca contei isso pra ninguém", o que torna minha responsabilidade ainda maior.

Não é de hoje que noto o fato dos meus leitores se sentirem à vontade comigo, talvez pela minha exposição, acabo me tornando uma amiga, mesmo que apenas virtual. Na maioria das vezes, ao terminar de ler um e-mail, tenho vontade de poder dar um abraço bem forte na pessoa. Eu gosto de abraçar e sei que este simples gesto, nos calma. Um abraço, muitas vezes vale mais do que mil palavras de conforto.

Depois de alguns meses sem me conectar no e-mail que divulgo no canto da criatura, ontem decidi começar a colocá-lo em ordem, comecei então a me dedicar na leitura deles. Foi quando me deparei com um depoimento um tanto quanto inesperado, podemos dizer assim.
O meu público é feminino, recebo muito mais e-mail de mulheres, pois dificilmente algum homem desabafa e me pede ajuda. Faz sentido, afinal os homens são orgulhoso por natureza, dificilmente dão o braço a torcer ainda mais para uma mulher.

Ao terminar de ler um desabafo, até mesmo antes de começar a responder, penso sobre os assuntos comentados, os fatos e a situação em si. Por quê a pessoa desabafou? Como uma futura pscicóloga, tento encontrar a raiz do problema.

Ontem então li um desabafo masculino. O leitor, no início do e-mail faz questão de deixar claro que odeia escrever, no entanto escreveu bastante. Demorei quase 1 hora para ler tudo, levando-se em conta que li duas vezes por ter me chamado tanto a atenção, fazendo então questão de ler com calma cada detalhe. Não sei se ele se arrependeu por ter me mandado, como citou no final ao comentar: "Sei q depois de clicar no enviar vou me arrepender mas precisava por algum motivo desabafar com vc."

E como em um momento final, ele escreveu: "Pode falar sobre esse email no seu blog pessoal mas não coloque nada q possa me identificar diretamente", resolvi então colocar algumas partes, respeitando e omitindo alguns detalhes mais pessoais do desabafo:

" (...) Não queira entender o q eu tambem não entendo, não quero opinião nenhuma apenas q leia tudo. (...) Por sua causa a minha vida virou um inferno, nós vivemos a sua vida, é incontrolável.Da parte dela é pior, vc está em favoritos e acompanha tudo para te chamar de ridícula e outros nomes, eu entro na onda dela. Acho q na verdade o sentimento dela é o mesmo que o meu, nunca vamos assumir que no fundo te admiramos e não odiamos como demonstramos um ao outro. (...) Estamos juntos ha bastante tempo e demorou para cair a ficha q somos carmas pq desde q a gente se conheceu, nossas vidas estacionaram e os problemas multiplicaram. (...) Nossas brigas sempre foram frequentes e mais de uma vez sai de casa mas mesmo sabendo q nao existe amor, nao conseguimos ficar muito tempo longe um do outro. Quando vou embora de casa, volto iludido com as promessas furadas, papinho de q vai mudar, de q tudo será diferente.Todos os meus planos e os nossos foram por água abaixo, nunca conseguimos fazer nada dar certo. Apenas um mas quando estava começando a dar certo, ela fez o favor de estragar com o jeito dela. (...) Ela só sabe reclamar, é a única coisa q sabe fazer direito, reclama q não temos dinheiro e não se esforça para mudar e trabalhar q é bom passa longe, faz bicos de vez em nunca para fingir q tá ajudando e te chama de vagabunda. Para piorar,me faliu e me deve uma grana preta, por isso ainda estamos juntos e assim será até ela me devolver cada centavo e se eu for embora de vez sei q nunca verei a cor disso.Me acusa de todos os problemas,é incapaz de reconhecer um único erro.Já trai algumas vezes mas desconfio q ela também me traiu. (...) Acabamos de ter uma briga feia e como hj nao tenho para onde ir resolvi escrever. Nós estamos se matando e vc agora está na Fazenda buscando pelo q é seu, vc acredita se te contar q torço por vc? Te asssistindo tive mais certeza das minhas conclusões. (...) Não sei se torço pq gosto de ti ou se pq imagino q com os 2 milhoes,vc vá sumir da mídia, deletar o blog e twitter e assim finalmente ela poderá cuidar da própria vida. Será que só assim serei feliz com ela? (...) Eu sou um dos q acredita no amor do J.P por vc. (...)"
  

Enfim, um desabafo digno para ser respondido na sessão do divã com a criatura. Respondi ao leitor, após ter ficado dividida entre a razão e o coração. Segui as vozes do segundo e assim a minha resposta foi longa, apesar dele não ter pedido minha opinião.

O e-mail dele apenas me mostrou o que eu sempre soube: ninguém perde tempo com aquilo que diz não gostar.  Simples assim.
Se eu tivesse ganhado o prêmio ou se sumisse de fato da mídia e virtualmente, não acho que seria a solução para eles encontrarem a felicidade deles. Uma terceira pessoa, que sequer os conhecem, não pode ser culpada pelos problemas cônjuges existentes.

No fim da minha resposta à ele, escrevi isto: A vida é muito curta para perdemos tempo cuidando da vida dos outros, enganando quem nos ama e principalmente nos enganando. Não sumirei da mídia nem dos meus cantos virtuais, me desculpe, mas vocês ainda ouvirão muito falar de mim se continuarem me acompanhando. Acho que é mais fácil vocês fingirem que eu não existo, que eu sou um nada e cuidarem de vocês. Desejo que sejam felizes, que cuidem do relacionamento e que ao deixarem de cuidar da minha vida, tenham mais tempo para cuidar da de vocês. Nem os meus fãs cuidam da minha vida, simplesmente me acompanham e torcem por mim, afinal ninguém perde tempo com aquilo que diz não gostar. Um abraço!

E é com este trecho final da minha resposta que encerro este post.