segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Parte I - Bons dias desconectada na praia

Quando o JP me perguntou: "Vamos passar o Réveillon e os nossos dias de férias na praia?", era tudo o que eu queria ouvir. Nem precisei dizer nada quando a atitude que tive, disse mais que mil palavras.

No dia 28 de dezembro descemos a serra com os pais dele e a Tati. Foi uma viagem com duas experiências diferentes: pela primeira vez vivi durante mais de uma semana com os meus sogros sob o mesmo teto e a Tati viajou com a gente, pois em todas as outras viagens, ela não nos acompanhou. Aceitei a sugestão da minha sogra e decidi levar nossa fiel companheirinha canina conosco, afinal na casa dos meus sogros na praia, onde ficamos, há um espaço externo grande onde a Tati poderia se divertir bastante, cavar buracos, caçar bichos, enterrar um osso que levei pra ela roer o quanto quisesse... Bem, depois conto o que aconteceu.

A viagem era para ser tranquila, descemos na manhã do dia 28 justamente para evitar trânsito, mas levamos um pouco mais de 2hs para chegarmos na casa. Fomos testemunhas de um acidente horrível entre uma moto e um carro, aconteceu muito perto da gente, a pouquíssimos metros, diria que por pouco não ocorreu nada conosco também. Na pista ao lado esquerdo da qual estávamos, o carro praticamente ao nosso lado, resolveu do nada mudar para a nossa faixa (indo então para a frente do qual estava na nossa frente) e não notou que um motoqueiro estava próximo, ele por sua vez, estava em alta velocidade e não conseguiu frear, atingiu em cheio a lateral do carro e com o forte impacto, acabou 'voando' e caiu na pista da nossa direita. Por pouco ele não foi atropelado, sorte que o carro que estava na faixa onde ele foi parar, conseguiu frear. Ele caiu com tudo no chão e não se moveu.
Em questão de segundos, todos os carros ao redor, incluindo o nosso, pararam para ver a cena. E vários motoqueiros foram parando para socorrê-lo.
Não ficamos ali para saber o que aconteceu, mas espero que não tenha sido nada de tão grave, mesmo vendo que ele não se moveu nos segundos que estivemos o observando.

Enquanto arrumava as minhas coisas para levar na viagem, prometi à mim mesma que não levaria nenhuma tecnologia comigo. O meu objetivo seria aproveitar para me desligar de tudo, de qualquer meio que me fizesse querer resolver algo ou até mesmo trabalhar. Precisava descansar a mente, renovar as energias e curtir o ócio.

Nos primeiros dois dias, senti falta, muita falta da rotina que estou acostumada. Tive que me controlar para não pedir o celular do JP emprestado e me conectar no mundo virtual para checar meus e-mails. Acabei sendo forte até o último dia. E quer saber? Foi a melhor coisa que fiz!!

E os dias foram lindos, gostosos e divertidos. Mesmo que na maioria deles, o sol não tenha dado o ar da graça, pelo contrário, choveu muito!

No terceiro dia que estávamos lá, fizemos churrasco, com o JP comandando a churrasqueira. Estávamos em 16 pessoas no total e rolou churras até o anoitecer. Ainda assim sobrou carne que comprei antes de irmos, acho que me empolguei, mesmo não sendo carnívora. Mas tudo bem, resolvemos este "problema", fazendo outro churras no dia primeiro.

Durante estes dias, passeamos de bicicleta na ciclovia ao lado do calçadão, delícia pedalar tendo como visão o mar!! Também tomamos muito sorvete, papeamos muito na rede, jogamos baralho no terraço até o sono bater, fizemos planos para este ano.

Até mesmo a TV passou a maior parte do tempo desligada, ligávamos apenas para assistir o Jornal Nacional e a novela. Mas eu assisti apenas três dias, nos outros, nem senti vontade. Ah, mas fiz questão de assistir a Retrospectiva 2010 que passou no dia 30, pois adoro relembrar os momentos mais marcantes do ano.

Não posso deixar de comentar no quanto comi nestes dias, acho que se engordei, sei lá, uns vinte quilos, é pouco.

Num dos dias, quando minha sogra foi ao mercado, voltou com uma revista do astrólogo Bidu focada no signo escorpião. Adorei o mimo, e devorei a leitura na rede. Deus queira que tudo o que está escrito nesta revista seja verdade, será um ano muito bom pelo menos para os escorpianos. Claro que não podemos contar apenas com os astros quando depende muito de nós.
Só sei que neste ano, o meu veneno estará mais doce do que nunca! *-*

Ah, a Tati... Ela é cachorro de apartamento, não está acostumada com tanta liberdade. Então não saía do terraço de jeito nenhum, apenas quando a levávamos para passear. Com vários pássaros voando pra cá e pra lá, nem ousou mostrar seu instinto canino caçador.
E eu que jurava que ela fosse cavar buracos na terra até não poder mais...
Mas adorou ficar balançando comigo na rede.

Enfim, foram dias inesquecíveis e espero poder repetir o 'desligamento' sempre que possível! Faz bem para a alma e a mente agradece. :)