Religião não se discute. Estudei em dois colégios católicos ( Maria Imaculada e São Luís ), mas nunca aceitei certas crenças do catolicismo.
Encontrei minhas respostas e todo o sentido para a vida na doutrina espírita. Mas uma coisa é certa, religião e crenças à parte, nunca deixarei de admirar a arquitetura das Igrejas Católicas, por isso sempre que temos oportunidades em outras cidades, em especial nas históricas, visitamos alguma igreja.
Estando em Salvador, não poderíamos deixar de conhecer a tão conhecida Nosso Senhor do Bonfim.
As grades ao redor da igreja estão cheias de fitinhas amarradas, também colocamos as nossas. Fomos na manhã de quinta-feira, não sei se tivemos sorte, mas estava bem vazia.
A única coisa ruim da região são os inúmeros ambulantes que não deixam os visitantes/turistas em paz. Sei que estão trabalhando e tal, mas a maioria aborda de uma maneira que irrita, são muito insistentes, é preciso dizer vários "nãos" para entenderem que não queremos comprar nada. Mal descemos do táxi e dois já foram para cima de nós, não adiantou dizermos que estávamos chegando e que depois veríamos com calma o que compraríamos, pois continuaram insistindo. E daí, estupidez gera estupidez.
Infelizmente, caí no papo de um. O João estava tirando fotos e fiquei num cantinho quando um ambulante me abordou vendendo escapulários, logo me disse que comprando dele, não estaria o ajudando, mas sim a igreja. Comprei dois e alguns minutos depois, por um acaso, fiquei sabendo que é papo dele para turista, como eu, cair.
Até compraria algumas coisas de outros ambulantes, pois adoro artesanato e vi peças interessantes, mas por conta de tanta insistência, acabei decidindo fazer as compras em uma das lojas. Aliás, recomendo na qual fomos: São Gonçalo - Artigos religiosos e lembranças da Bahia. Ótimo lugar para comprar lembrancinhas, ainda mais com o atendimento da vendedora Manuela que, pacientemente e com agilidade, contou 300 fitinhas para mim.
As fitas do Bonfim existem em dez cores diferentes, cada qual simboliza um orixá. Independente da cor, há na fita um significado espiritual.
Fiquei surpresa com o valor, são mais baratas do que imaginei, na loja São Gonçalo onde as comprei, custam R$ 4,90 ( o cento!! ). Comprei 30 de cada cor, totalizando então em trezentas. Achei tão bacana a ideia de amarrar uma de cada cor com um nó, que resolvi trazer para todas minhas amigas. E ainda trouxe muitas a mais para mim, mesmo sem saber o que farei com elas.
Também amarrarei uma em meu pulso e farei 3 pedidos - os mesmos que, aliás, fiz para a qual amarrei na grade - apenas os reforçarei.